Notícias

Filme Légua Tirana retrata infância e adolescência de Luiz Gonzaga

  • Categoria: CULTURA
  • Publicação: 29/01/2025 06:14
  • Autor: RedeGN - Foto Ney Vital

A história de Luiz Gonzaga, dessa vez focada na infância, inspirou a produção do filme ‘Legua Tirana’. O filme retrata a vida e obra do icônico Luiz Gonzaga do Nascimento, o Rei do Baião, e mergulha desde a infância e adolescência do artista, explorando suas raízes de retirante do Sertão nordestino, revelando as conexões profundas entre sua música e a rica e complexa cultura que marcou sua obra.

 

Em Légua Tirana Luiz Gonzaga é apresentado como símbolo da identidade cultural, por ter sido capaz de unir influências históricas, religiosas e étnicas em sua música cativante. Várias histórias vividas na infância e adolescência foram decisivas para forma o cantor sanfoneiro na vida adulta.

 

No elenco, estão nomes como Luiz Carlos Vasconcelos, Cláudia Ohana e Tonico Pereira, além de talentos regionais que enriquecem a autenticidade da produção. A O2 Play divulgou na internet o primeiro teaser de "Luiz Gonzaga - Légua Tirana", que acompanhou as exibições de "O Auto da Compadecida 2" nos cinemas

 

As filmagens aconteceram em cidades do Sertão do Araripe, principalmente em Exu, Pernambuco, terra onde nasceu o Rei do Baião

 

O Projeto Légua Tirana  já colhe os frutos com prêmios.  O Filme Légua Tirana venceu o 15º Festival de Cinema de Triunfo em dezembro de 2024. "Légua Tirana" ainda levou os prêmios de Melhor Roteiro, Direção de Arte, Trilha Sonora e Ator, dado para Kayro Oliveira, detalhe, Kairo tem apenas 13 anos. Quem também participa do longa é o sanfoneiro e ator Chambinho do Acordeon, nome que ganhou o cinema nacional em “Gonzaga: de Pai pra Filho”. 

 

O idealizador do projeto é Marcos Carvalho é na atualidade um dos mais talentosos cineastas brasileiros. Marcos é também o idealizador do Projeto Cinema no Interior e um dos diretores e produtores do longa-metragem “Na quadrada das águas perdidas”, realização da Mont Serrat Filmes e vencedor de mais de 16 prêmios, dentre eles, melhor filme, fotografia e trilha sonora no IV Festival de Cinema de Triunfo.

 

Marcos Carvalho agora conta a história de Luiz Gonzaga, dessa vez focado na infância do Rei do Baião: ‘Legua Tirana’. O filme Légua Tirana é um mergulho no universo de cores, ritmos e sonoridades de onde Luiz Gonzaga surgiu para revolucionar a música brasileira. O foco seguirá o fluxo de consciência do artista em seu aprendizado de vida infantil na jornada em busca do seu dom e do seu destino.

 

Foi em Exu e adjacências que Luiz Gonzaga, ainda criança ao lado do pai, Januário, afamado tocador de 8 baixos e acompanhado da mãe Santana que o menino "Lua aprendeu a ouvir a natureza sertaneja que veio a alicerçar o olhar universal da cultura brasileira, a partir de Exu."

 

Légua Tirana é um mergulho no universo de cores, ritmos e sonoridades de onde Luiz Gonzaga surgiu para revolucionar a música brasileira. seguindo o fluxo de consciência do artista em seu momento final, o filme acompanha o menino Luiz Gonzaga em seu aprendizado de vida. 

 

O filme mostra a jornada de Luiz Gonzaga, em busca do seu dom e do seu destino, ele aprende a ouvir o mundo escutando músicos, rezadeiras, romeiros, cegos de feira, retirantes e finalmente com a própria natureza. De cada um desses mestres, recolhe o essencial para construir a matriz sonora da sua revolução musical.

 

O filme estreia nos cinemas de todo o Brasil em julho de 2025

 

RedeGN - Foto Ney Vital